04 de Abril de 2024

Terremoto em Taiwan pode impactar empresas

Empresas taiwanesas são as principais produtoras de chips semicondutores utilizado na produção de eletrônicos
Reprodução Freepik
Reprodução Freepik
De Apple a Nvidia: O terremoto que atingiu Taiwan na terça-feira (2) aconteceu a mais de 12,5 mil quilômetros dos Estados Unidos, mas pode gerar grandes impactos no país ocidental. Isso, porque empresas como Apple e Nvidia costumam comprar chips semicondutores da gigante taiwanesa Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) e da United Microeletronics - que paralisaram a produção após os tremores atingirem a ilha.

Os chips produzidos por essas empresas são cruciais para a produção de aparelhos eletrônicos, como celulares, placas de vídeo, geladeiras e até carros. Delicados e sensíveis, esses itens devem ser produzidos com precisão, e terremotos podem destruir lotes inteiros dos semicondutores.

Para o desespero das Bigtechs, apenas a TSMC é responsável pela produção de 92% dos chips comercializados no mundo e, danos nas linhas de produção da empresa podem gerar grandes impactos na cadeia global de fornecimento de tecnologia.

A TSMC afirmou que todos os trabalhadores estão seguros e sem ferimentos e nessa quarta-feira (3) alguns já voltaram a algumas linhas de produção. Segundo um porta-voz da empresa, uma inspeção inicial indicou que as fábricas não sofreram danos. A paralisação de um dia da empresa taiwanesa foi tomada para avaliar os impactos do terremoto nas plantas da empresa.


Fonte: Itatiaia.com.br