04 de Fevereiro de 2025
Mundo
Após México, Canadá faz acordo com EUA, e tarifas ficarão suspensas por um mês
Primeiro-ministro Justin Trudeau voltou atrás sobre retaliação aos norte-americanos, e reforçou que está implementando plano de US$ 1,3 bilhão na fronteira com o país.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira (3) que chegou a um acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para suspender a imposição de tarifas entre os países por pelo menos 30 dias.
Na sexta-feira (31), os EUA confirmaram a imposição de tarifas de 25% sobre produtos importados do Canadá e do México, além de taxas de 10% para a China. No sábado, Trudeau decidiu retaliar a política de Trump, aplicando de volta taxas de 25% sobre produtos dos EUA.
Nesta segunda, o primeiro-ministro canadense disse ter tido 'uma boa conversa' com Trump, e destacou que o país está implementando seu plano de fronteira com os EUA, no valor de US$ 1,3 bilhão, para 'interromper o fluxo de fentanil'.
Donald Trump afirmou em sua plataforma Truth Social que o Canadá concordou em garantir que os dois países tenham 'uma fronteira norte segura' para 'finalmente acabar com a praga mortal de drogas como o fentanil'.
O presidente norte-americano voltou a dizer que a substância tem 'inundado' os EUA, 'matando centenas de milhares de americanos'.
'É minha responsabilidade garantir a segurança de todos os americanos, e é exatamente isso que estou fazendo. Estou muito satisfeito com este resultado inicial, e as tarifas anunciadas no sábado [1º] serão suspensas por um período de 30 dias para ver se um acordo econômico final com o Canadá pode ser estruturado', declarou o republicano.
México fechou acordo mais cedo
O anúncio de Trudeau vem poucas horas após a presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmar que chegou a um entendimento com Trump para pausar, também por um mês, as tarifas anunciadas pelo republicano contra o país.
Fonte: G1