17 de Janeiro de 2024

Saidinha

Polícia ainda caça 61 criminosos foragidos após 'saidinha de fim de ano'

Pelo menos 99 criminosos já foram recapturados
Divulgação
Divulgação
Pelo menos 61 criminosos foragidos do sistema penitenciário ainda estão sendo caçados pela Polícia Militar após o término da “saidinha de fim de ano”. Segundo o novo balanço divulgado nesta quarta-feira (17) pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), 99 já foram recapturados.

As prisões são decorrentes da Operação Escudo, desencadeada pela Polícia Militar em 7 de janeiro, após o Sargento Roger Dias ser baleado e morto por um criminoso foragido. Dos 3.760 detentos que saíram do sistema prisional para usufruir do benefício da saída temporária, concedido pela Justiça, no período citado, 160 não retornaram na data prevista.

Com a nova atualização de foragidos do Depen, a PMMG e demais forças de segurança passam a utilizar essa referência estatística para desdobramentos de ações e busca pelos foragidos. Antes, as atualizações eram feitas por cada instituição de maneira independente.

Diante disso, a Polícia Militar reforçou que não há dados divergentes ou diferentes nas divulgações realizadas pela Segurança Pública do Estado. São dados extraídos em momentos distintos, relacionados a períodos distintos. O Depen considerou o período de Natal e Ano Novo e a Polícia Militar, apenas o Natal, de 18 a 25/12.

Entenda o caso:

O sargento Roger Dias da Cunha participava de uma perseguição contra dois suspeitos de assalto na avenida Risoleta Neves, altura do bairro Novo Aarão Reis, na região Norte da capital, na última sexta. O veículo em que os dois suspeitos estavam, perseguido por viaturas, só parou quando bateu em um poste.

Após o acidente, os homens desceram do carro e continuaram a fuga a pé. Um deles, de 29 anos, foi alcançado pelo sargento. Entretanto, no momento em que dá ordem de parada, o criminoso saca uma arma e atira contra o policial, atingindo cabeça e perna.

Roger Dias foi socorrido por colegas para o Hospital Risoleta Neves, em Venda Nova, sendo encaminhado em seguida para o João XXIII. A morte foi confirmada no domingo (7).

O suspeito de atirar no policial foi preso minutos depois. Já o segundo, de 33 anos, foi localizado escondido dentro de um chiqueiro. Os dois tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva em audiência de custódia.

O sargento Roger Dias era casado e deixa uma filha. Ele estava na Polícia Militar há cerca de 10 anos.


Fonte: Hoje em Dia