15 de Dezembro de 2023

Energia

Ar-condicionado deixa a conta de luz mais cara

Confira como evitar desperdício de energia
Freepik, Rorozoa
Freepik, Rorozoa
O uso do ar-condicionado pode aumentar consideravelmente o valor da conta de luz. Principalmente em épocas de calor intenso, quando o aparelho é usado com mais frequência.

Ele chega a ultrapassar o valor de consumo do chuveiro elétrico, um dos aparelhos que mais consome energia em casa, por ficar por muito mais tempo ligado.

Edval Delbone, engenheiro elétrico do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), explica que se um quarto de 15 metros quadrados necessita de um aparelho com potência elétrica de aproximadamente 1000 W, e o ar-condicionado permanecer ligado durante 8 horas de sono, ele consumirá 1000 W x 8 horas, totalizando 8 kWh/dia e 240 kWh/mês.

'Já um chuveiro possui potência elétrica até 8 vezes maior, porém, os banhos costumam durar, em média, apenas 10 minutos. Considerando um consumo médio mensal de uma família brasileira de 150 a 200 kWh/mês, somente o ar-condicionado vai ultrapassar o gasto da residência inteira' , pontua Delbone.

No entanto, se ainda assim a solução mais adequada para se blindar do calorão é adquirir um ar-condicionado, preste atenção não só ao preço, mas também à forma de usar o aparelho.

Não deixá-lo próximo à luz do sol e escolher aparelhos com tecnologia 'inverter' são algumas das opções que diminuem um pouco o consumo.

Veja as dicas a seguir:

Evite desligar e ligar o ar-condicionado em períodos curtos de utilização.

Deixe as portas e janelas do ambiente sempre fechadas quando o ar-condicionado estiver ligado.

Utilize aparelhos com a opção 'inverter', pois consomem menos energia. Nos aparelhos tradicionais, o compressor trabalha em um ciclo de 'liga-desliga', aumentando o gasto de energia. Já com a tecnologia 'inverter', o sistema funciona de maneira contínua, sem que ele desligue completamente, trabalhando para manter a temperatura.

Evite que o motor do aparelho fique em contato direto com sol.

Ajuste a temperatura para em torno de 23°C, a ideal para a saúde humana. As temperaturas mais baixas farão com que o aparelho trabalhe mais para atingi-las, consumindo mais energia, sem necessidade.

Evite colocar toalha ou objetos na frente do ar para evitar que o fluxo de vento atinja diretamente o corpo da pessoa.

Use o timer para desligar o aparelho automaticamente, principalmente de noite, evitando funcionamento desnecessário.

Utilize os modos de economia de energia se disponíveis no aparelho.

Mais informações, acesse o link: https://g1.globo.com/guia/guia-de-compras/ar-condicionado-deixa-a-conta-de-luz-mais-cara-saiba-como-evitar-desperdicio-de-energia.ghtml




Fonte: G1