24 de Junho de 2022

Guerra

Forças ucranianas vão se retirar de Severodonetsk, afirma chefe militar regional

Em discurso, Serhiy Hayday acusou os russos de destruírem a maior parte da infraestrutura da cidade
Marcus Yam, Los Angeles Times via Getty Images
Marcus Yam, Los Angeles Times via Getty Images
As forças ucranianas terão que se retirar de Severodonetsk, disse o chefe da administração militar regional de Luhansk, Serhiy Hayday, nesta sexta-feira (24), acusando a Rússia de destruir a maior parte da infraestrutura da cidade.

“Infelizmente, teremos que retirar nossos militares [de Severodonetsk]. Não faz sentido ficar em posições destruídas depois de muitos meses [de hostilidades], porque o número de mortos em territórios não fortificados pode crescer a cada dia”, disse Hayday em um discurso televisionado.

“Nossos defensores, que estão lá, já receberam o comando para se retirar para novas posições e conduzir totalmente os ataques a partir de lá.”

Hayday disse que a situação em Severodonetsk está insustentável após bombardeios ininterruptos das forças russas durante vários meses.

“Toda a infraestrutura da cidade está completamente destruída”, disse ele. “Mais de 90% das casas foram alvejadas, cerca de 80% das residências foram criticamente destruídas. Estas são os que não podem mais ser restauradas, devem ser demolidas”.

A Rússia agora está atacando a vizinha Lysychansk, cerca de 30 quilômetros ao sul, informou Hayday. “Eles realmente têm sucesso em alguns assentamentos”, disse ele. “Lysychansk é logisticamente grande, a paisagem é complexa. Portanto, é difícil tomá-la imediatamente.”

De acordo com o chefe militar, as tentativas russas de se infiltrar na cidade com grupos de sabotagem e reconhecimento foram repelidas. Hayday acrescentou que as evacuações e entregas de ajuda militar e humanitária para a cidade estão em andamento.


Fonte: CNN Brasil