17 de Maio de 2022

Mundo

Guerra na Ucrânia ficará muito pior para a Rússia, diz analista à TV

Analista militar Mikhail Khodaryonok destaca que a Rússia está praticamente isolada diante da mobilização em massa apoiada pelos Estados Unidos
REUTERS, Pavel Klimov
REUTERS, Pavel Klimov
Um analista militar deixou uma mensagem clara para os telespectadores da televisão estatal russa: A guerra na Ucrânia ficará muito pior para a Rússia, que enfrenta uma mobilização em massa apoiada pelos Estados Unidos enquanto o país está quase totalmente isolado.

Desde que o presidente Vladimir Putin ordenou a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, a mídia estatal russa – e especialmente a televisão estatal – tem apoiado a posição do Kremlin. Poucas vozes dissidentes tiveram tempo de transmissão.

Isso pareceu ter mudado na noite de segunda-feira (16), quando um conhecido analista militar fez uma avaliação contundente ao principal canal de televisão estatal da Rússia sobre o que Putin classifica como a “operação militar especial”.

“Você não deve engolir tranquilizantes informativos”, disse Mikhail Khodaryonok, um coronel aposentado, ao talk show “60 Minutes” no Rossiya-1 apresentado por Olga Skabeyeva, uma das jornalistas mais pró-Kremlin da televisão.

“A situação, francamente falando, vai piorar para nós”, disse Khodaryonok, um convidado regular da TV estatal que costuma fazer avaliações francas da situação.

Ele disse que a Ucrânia poderia mobilizar 1 milhão de homens armados.

Khodaryonok, colunista militar do jornal gazeta.ru e formado em uma das academias militares de elite da Rússia, alertou antes da invasão que tal medida não seria do interesse nacional da Rússia.

A invasão da Ucrânia pela Rússia matou milhares de pessoas, deslocou outros milhões e aumentou o medo do confronto mais sério entre a Rússia e os Estados Unidos desde a crise dos mísseis cubanos de 1962.

Khodaryonok e Skabeyeva não foram encontrados para comentar.

Senso de realidade

A guerra também mostrou os limites pós-soviéticos do poder militar, de inteligência e econômico da Rússia: apesar das tentativas de Putin de reforçar suas forças armadas, os militares russos se saíram mal em muitas batalhas na Ucrânia.

Um cerco de Kiev foi abandonado e a Rússia voltou seu foco para tentar estabelecer o controle sobre a região Leste de Donbass, na Ucrânia. O Ocidente forneceu bilhões de dólares em armas às forças ucranianas.

As perdas não são divulgadas publicamente, mas a Ucrânia diz que as perdas russas são piores do que os 15.000 soviéticos mortos na guerra soviético-afegã de 1979-1989.

“O desejo de defender a pátria no sentido de que existe na Ucrânia – realmente existe lá e eles pretendem lutar até o fim”, disse Khodaryonok antes de ser interrompido por Skabeyeva.

As maiores consequências estratégicas da invasão da Rússia até o momento foram a unidade incomum dos aliados europeus dos Estados Unidos e as ofertas da Suécia e da Finlândia para se juntar à aliança militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) liderada pelos EUA.

Khodaryonok disse que a Rússia precisava ver a realidade.

“O principal em nosso negócio é ter um senso de realismo político-militar: se você for além disso, a realidade da história o atingirá com tanta força que você não saberá o que o atingiu”, disse ele.

“Não acene foguetes na direção da Finlândia pelo amor de Deus – só parece muito engraçado”, disse ele.

A Rússia, disse ele, estava isolada.

“A principal deficiência de nossa posição político-militar é que estamos em plena solidão geopolítica e – embora não queiramos admitir – praticamente o mundo inteiro está contra nós – e precisamos sair dessa situação”. (Edição de Alison Williams)


Fonte: CNN Brasil