18 de Junho de 2021

Vacina

Butantan entrega mais 2,2 milhões de doses ao Ministério da Saúde

Os imunizantes contra Covid-19 vão ser utilizados no PNI - Programa Nacional de Imunizações
Divulgação, Ilustração
Divulgação, Ilustração
O Estado de São Paulo entregou 2,2 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan contra o coronavírus ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira (dia 18). Os imunizantes vão ser utilizados no PNI (Programa Nacional de Imunizações) e serão distribuídos para vacinação em todo o País.

O governador João Doria (PSDB) acompanhou a entrega. Ele destacou que agora são 52,2 milhões de doses da vacina entregues. Até 30 de setembro, a expectativa é fornecer 100 milhões de doses da vacina da CoronaVac.

Somente esta semana foram enviadas 4,2 milhões de doses, chegando a marca de 52,212 milhões fornecidas ao Ministério da Saúde desde 17 de janeiro, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Na semana passada outras 800 mil doses foram liberadas.

As entregas são referentes a produção de 5 milhões de doses processadas a partir dos 3 mil litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) recebidos no último dia 25 de maio.

O envase da matéria-prima foi iniciado no dia 27 de maio e terminou na madrugada do dia 30. Outras etapas, como embalagem, rotulagem e controle de qualidade das doses, também foram concluídas.

As vacinas entregues hoje já contemplam o segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi cumprido em 12 de maio.

Um novo lote de 6 mil litros de IFA deve chegar a São Paulo até o final deste mês, o que permitirá a produção de mais 10 milhões de doses.


Fonte: MSN Notícias