28 de Maio de 2021

Covid-19

MG confirma primeiro caso da variante indiana no estado

Paciente chegou ao Brasil pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no dia 18 de maio
Divulgação, Ilustração
Divulgação, Ilustração
A prefeitura de Juiz de Fora informou ter sido notificada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais de que o sequenciamento genético de um paciente internado na Santa Casa de Misericórdia do município teve resultado positivo para a variante indiana do novo coronavírus. É o oitavo caso da cepa indiana registrado no país.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde diz que o paciente está sendo acompanhado e monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica desde a sua chegada ao município, na Zona da Mata mineira.

“Tão logo os primeiros sintomas foram apresentados, foi realizado o teste pela Fundação Ezequiel Dias para detecção da presença do vírus e recolhimento do material biológico para exame de sequenciamento genético”, informa a secretaria. Não foi informado o quadro clínico da pessoa.

Segundo a prefeitura, todas as medidas e protocolos de segurança sanitária foram adotados. O paciente foi isolado e encontra-se nas instalações do hospital. “Ele teve contato apenas com sua esposa, que está assintomática, em isolamento domiciliar e sendo monitorada”, informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em nota.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora, o paciente que está com a variante indiana é uma pessoa que esteve na Índia trabalhando embarcada em um navio. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse que o paciente chegou ao Brasil pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no dia 18 de maio, e deslocou-se de carro de São Paulo para a cidade.

O Brasil tem outros seis casos da cepa indiana confirmados no Maranhão e um outro no Rio de Janeiro, em Campos. A variante B.1.617 foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma “preocupação global”.

Siga o Portal Uaibox no Instagram:
Clique aqui!





Fonte: Diário do Poder