10 de Novembro de 2015

Poluição

Água do Rio Doce fica mais escura e indica que lama está perto do ES

Por volta de 5h, moradores começaram a chegar na ponte sobre o rio. Abastecimento foi suspenso por algumas horas com a chegada da água.
Viviane Machado/ G1
Viviane Machado/ G1
Um grupo de moradores de Baixo Guandu, na região Noroeste do Espírito Santo, aguarda a chegada da lama vinda do rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais, nesta terça-feira (10). Por volta das 5h, alguns moradores começaram a chegar na ponte sobre o Rio Doce, no município. De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a água turva, que vem antes da lama, chegou ao município por volta das 22h desta segunda-feira (9).

O diretor do Saae, Luciano Magalhaes, explicou que o abastecimento foi suspenso por algumas horas com a chegada da água turva, mas como não apresentava riscos, o abastecimento voltou ao normal. O Saae espera a chegada dos rejeitos para poder suspender o abastecimento. Com a água turva, o nível do rio aumentou entre 30 e 40 cm, segundo o Saae.

O rompimento de duas barragens de rejeitos aconteceu na quinta-feira (5) e causou uma enxurrada de lama no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. A lama também chegará ao Espírito Santo e deve afetar o abastecimento de água de municípios.



Fonte: G1