11 de Fevereiro de 2022

Calote em festa de casamento

Buffet dá calote de R$ 16 mil e não aparece em casamento

A empresa já foi denunciada pelo mesmo golpe e não pagou a vítima.
Divulgação Arquivo Pessoa
Divulgação Arquivo Pessoa
O que deveria ser um dos pontos altos de uma festa de casamento tornou-se um misto de chateação e improviso. Contratada para o buffet de recepção, a empresa Le Village Buffet não cumpriu com os compromissos, marcados para o último sábado (5/2) na Chácara Maependi, Fazenda Santa Prisca, em Santa Maria, no Distrito Federal. Desesperados, os noivos contaram com a ajuda de convidados e familiares para organizar o evento de última hora.

A negociação do serviço começou em setembro do ano passado. O casal Vinicius e Mariana Fortes, 29 anos, conta que encontrou a empresa via portal Get Ninjas e se interessou pela proposta. Ao todo, os dois desembolsaram R$ 16.650 pelo buffet de massas, decoração e aluguel de talheres – dinheiro que já foi pago.

Como o início da festa estava marcado para as 16h do último sábado, o combinado era que a empresa chegasse cerca de quatro horas antes, para preparar o buffet. Desde as 10h30 da manhã, no entanto, ninguém mais respondia as ligações dos noivos. “Enquanto eu ligava sem parar, fui checar o Instagram deles. Vi que tinham mudado de nome e não conseguia contato”, explica o noivo.

Além de mudar o nome e fechar o novo perfil no Instagram, a empresa excluiu a página do Get Ninjas.

“Deu umas 13h50, pegamos o contrato deles e fomos até o endereço da empresa que estava no documento ? o edifício Varig, na Asa Norte. Estava tudo fechado, falamos com o porteiro, que deixou a gente subir para a sala de um coworking. Nesse momento, tive certeza de que era golpe, pois nos falaram que não havia nenhum buffet ali, que nunca teve”, lamenta o empresário.

Vinicius conta que já esperava por isso enquanto se dirigia ao prédio empresarial. “Em cerca de uma hora, mais de 100 convidados iriam chegar à nossa festa. Fiquei triste, foi desesperador”, desabafa.

Preocupado com a situação, os noivos tiveram ajuda da dona do local onde ocorreram cerimônia e recepção. “A proprietária da chácara viu o que estava acontecendo e ofereceu o buffet dela. Disse que só precisaria de ajuda para comprar as coisas e passou o contato de todo mundo que precisava e resolveu. Desembolsamos tudo de novo, mas ainda não fiz as contas de quanto deu”, detalha.

Apesar do sufoco, Vinicius comemora o sucesso do esquema improvisado. Segundo o noivo, alguns familiares saíram para comprar alimentos, outro alugou o chope e demais convidados auxiliaram na arrumação das mesas. “Valeu a experiência. Foi muito bom, muito legal ver todo mundo participar. Parecia uma equipe de eventos mesmo. Não estragou [o casamento] no fim das contas”, celebra.

Pós-festa
Dois dias depois, sem responder o contato dos noivos, a empresa contatou o casal via WhatsApp na última segunda (7/2) e explicou que não conseguiu entregar o serviço por causa de um acidente doméstico sofrido pelo dono da loja. Também prometeu que todo o dinheiro seria devolvido nas próximas semanas.

Depois da confusão, o casal registrou boletim de ocorrência on-line e aguarda resposta da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).


Fonte: metropoles.com