02 de Abril de 2019

Aviação

Brasil registra a cada 4 horas um caso de colisão de aviões com aves

Órgão da FAB registrou 2.222 incidentes deste tipo, com 75 aeronaves danificadas, em 12 meses. Caso registrado em Recife ontem é o mais recente
Reprodução/WhatsApp
Boeing com ave presa no aeroporto Santos Dumont (RJ)
Reprodução/WhatsApp
Boeing com ave presa no aeroporto Santos Dumont (RJ)
O Brasil registrou 2.222 ocorrências de "bird strike" como é chamado, na aviação, as colisões de aviões com aves nos últimos 12 meses. É como se, a cada 4 horas, um avião batesse contra pássaros em algum momento do voo.

Os dados são de um relatório do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão da FAB (Força Aérea Brasileira), com base no registro de ocorrências com aves feitas por pilotos e outros profissionais do setor da aviação no Brasil entre abril de 2018 e abril de 2019.

Na última segunda-feira (1º), por exemplo, um avião Boeing 737 da Gol precisou cancelar a decolagem em Recife (PE) depois de algumas aves serem sugadas pelos motores, causando danos ao equipamento. No sábado (30) uma outra aeronave, um A-320 da Azul, sugou um pássaro quando decolava de um aeroporto em Belém (PA).

"Colisão com aves realmente tem ocorrências diárias, ainda mais num país como o nosso, que tem grande quantidade de aves. Isso não é uma coisa incomum", diz o professor de engenharia aeronáutica da USP de São Carlos, Fernando Catalano.

Veja vídeo acima: Motor de avião "suga" pássaro em Belém (PA)


Fonte: R7