19 de Outubro de 2017

Aeroporto

Para passageiros, Confins é o quarto melhor do Brasil

Em três anos, satisfação saltou de 3,31 para 4,49 pontos
Cristiano Quintão - Uaibox
Cristiano Quintão - Uaibox
O aeroporto internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, na região metropolitana, é o quarto melhor do país, segundo uma pesquisa de satisfação do passageiro divulgada na quarta-feira (18). Numa escala de 0 a 5 pontos, o terminal mineiro teve nota de 4,49, a maior pontuação já alcançada. Desde que foi privatizado, há pouco mais de três anos, Confins subiu oito posições no ranking, que começou a ser realizado em 2013.

Foram avaliados 15 aeroportos que têm as maiores movimentações de passageiros no país. A primeira colocação ficou com Viracopos, em Campinas (SP), com 4,78 pontos. Em seguida, vieram Curitiba (4,76) e Natal (4,53). Salvador teve a pior nota, (3,95). A média foi de 4,38. Para o governo, o ideal é pelo menos 4.

O levantamento feito pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil mostrou que o terminal mineiro foi o que apresentou a segunda melhor evolução na satisfação dos passageiros. “Saímos de uma avaliação de 3,31 no segundo trimestre de 2014 para 4,49 no terceiro trimestre deste ano”, observa o diretor presidente da BH Airport – concessionária que administra o terminal –, Adriano Pinho.

Dos 37 quesitos avaliados, o terminal mineiro teve índice acima de 4 pontos, em 30 deles. A melhor nota foi para a disponibilidade de vagas no estacionamento, onde Confins ganhou total (5 pontos).

O argentino Rolando González conhece vários aeroportos no Brasil. Ele diz que o de Belo Horizonte é o segundo ou terceiro melhor. “Se fosse dar uma nota de zero a cinco, seria 4,5”, diz. Para ele, o defeito, assim como na maioria dos terminais é o acesso à internet.

A professora Anaise Fonseca, que veio do Rio de Janeiro para o show do Paul McCartney, elogiou o aeroporto, mas fez uma ressalva. “Poderia ter mais opções de ônibus do aeroporto para outros locais em BH e até mesmo outras cidades”, diz.

Em baixa

Caros. Nenhum dos 15 aeroportos pesquisados conseguiu chegar a uma nota boa em custo-benefício de lanchonetes e restaurantes (2,95 pontos) e custo-benefício dos produtos comerciais (3,2).


Fonte: Super Notícia