Publicidade
POINT & TUR
Barroco
Mariana e sua arquitetura barroca colonial
Uma cidade cheia de história para contar
Jose Israel Abrantes
Igreja de São Pedro dos Clérigos
Mariana é uma cidade no leste do Brasil conhecida pela sua arquitetura barroca colonial. Perto da Praça Gomes Freire, uma praça arborizada com um lago e um mirante, a Catedral de Nossa Senhora da Assunção alberga um órgão alemão do século XVIII. Nas proximidades, o Santuário de Nossa Senhora do Monte Carmelo possui um altar de estilo rococó. A Igreja de São Francisco de Assis possui lustres de cristal boémio do século XVIII.

O Museu de Arte Sacra da arquidiocese, também conhecido como Museu do Aleijadinho, exibe obras do escultor brasileiro Aleijadinho e do pintor Ataíde, além de vestidos bordados. A Câmara Municipal e Casa de Detenção do século XVIII era muitas vezes utilizada para fundir ouro e alojar escravos. Atualmente, alberga os gabinetes da autarquia local. A sudoeste do centro da cidade, um trólei percorre o subsolo pela Mina da Passagem, de onde foram extraídas toneladas de ouro. Ao fim de semana, o comboio Maria Fumaça atravessa a zona rural de Mariana até à cidade de Ouro Preto, a oeste.

Popularidade por mês
Os dias são suaves a quentes durante todo o ano, mas os meses de novembro a janeiro são húmidos e chuvosos. A Festa do Corpo de Deus (maio/junho) inclui uma procissão religiosa pelas ruas. Outra procissão tem lugar durante a Festa do Divino Espírito Santo (maio/junho).

Conheça

Praça Minas Gerais
A Praça Minas Gerais se localiza no centro do município de Mariana, e faz parte do Patrimônio Cultural do Estado de Minas e é cercada por importantes monumentos históricos.

Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção
A Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção ou Catedral Sé de Mariana é uma catedral-basílica católica, sede da Arquidiocese de Mariana.

Museu de Arte Sacra de Mariana
Foi fundado no dia 22 de setembro de 1962, pelo Arcebispo Dom Oscar de Oliveira,na Casa Capitular, um dos mais belos edifícios rococós do Brasil do final do século XVIII e início do século XIX, cuja construção ficou sob a responsabilidade de José Pereira Arouca, mas por iniciativa dos Cônegos da Sé.

Igreja de São Pedro dos Clérigos
A Igreja de São Pedro dos Clérigos é um importante templo católico barroco do município de Mariana. O templo foi fundado em 1731, sob os auspícios do bispo Dom Manuel da Cruz, e segundo Cláudia Damasceno Fonseca a ereção do edifício foi encarregada ao construtor português José Pereira dos Santos com a colaboração de Manuel Francisco de Araújo, mas as obras só começaram em 1753 com a preparação do terreno, e avançaram com muita lentidão, com ciclos de atividade e paralisação, prolongando-se até o século XIX e jamais sendo concluída, sendo abandonada em torno de 1820 sem que as torres tivessem sido erguidas. Elas só seriam completadas entre 1920-1922 em um estilo um tanto diferente, sob a supervisão do padre e arquiteto Arthur Hoyer. A decoração do interior tampouco foi executada, salvo o altar-mor, e mesmo este ficou incompleto, nunca recebendo a típica douração e pintura. No entanto, é uma obra de talha em madeira de qualidade superior, e abriga uma estátua de São Pedro de grande tamanho e sofisticada execução. Veja foto acima.


Fonte: Guia de Viagem do Google e Wikipedia.org
MAIS POINT & TUR
 
 
 
GUIA COMERCIAL
COLUNA UP STREET
Publicidade
WWW.UAIBOX.COM.BR
HOME      NOTÍCIAS      FOTOS E EVENTOS      AGENDA      DICAS DE FILMES      POINT & TUR      CONTATO
Copyright © 2015 Todos os direitos reservados