Publicidade
COLUNISTA / Peterson Machado
Fé em Palavras
Diocese ordena novos diáconos neste sábado
Cerimônia está programada para ocorrer em São Domingos do Prata
dioceseitabira.org.br
A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano vai ordenar dois novos diáconos neste sábado (02). Trata-se dos seminaristas Adriano Mendes de Pinho e Ludugério Rodrigues Almeida. A cerimônia, marcada para as 15h, na Igreja Matriz de São Domingos Gusmão, em São Domingos do Prata, será presidida pelo bispo diocesano, dom Marco Aurélio Gubiotti, que, pela imposição das mãos, conferirá o grau do diaconato aos ordenantes através da oração consecratória.

A participação nos movimentos jovens da Igreja Católica foi decisiva para o ingresso no caminho vocacional segundo Adriano Mendes, natural de Ipatinga. Já Ludugério Rodrigues, nascido em Coronel Fabriciano, relembra que as brincadeiras de “rezar a Missa” só confirmaram anos mais tarde o desejo de seguir a carreira sacerdotal.
“Em Tudo Amar e Servir!”, de autoria de Santo Inácio Loyola, é o lema escolhido pelos futuros diáconos para a celebração desta tarde de sábado, onde são aguardadas diversas caravanas de fiéis, inclusive, vindas de João Monlevade e região.

O diácono na Igreja Católica
Na Igreja Católica, o diácono é um ministro religioso que está no último dos sete anos de estudos - em média - que levam à carreira clerical. Neste caso, temos o diácono provisório. Também há os diáconos em grau permanente que podem ser homens solteiros, casados ou viúvos.

Entretanto a admissão de um homem casado ao diaconato necessita de um consentimento por escrito da esposa sendo necessário que a família leve uma vida condizente com os valores cristãos e que o matrimônio tenha ocorrido no mínimo há 5 anos. A ordenação no diaconato paralisa o estado dos solteiros e viúvos, de modo que estes após o sacramento não podem mais se casar, devendo permanecer celibatários. O diácono pode realizar, sob orientação de um sacerdote, algumas celebrações religiosas, batismos e abençoar casamentos, além de fazer homilias e pregações.


Peterson Machado



MAIS Fé em Palavras
 
 
 
GUIA COMERCIAL
COLUNA UP STREET
Publicidade
WWW.UAIBOX.COM.BR
HOME      NOTÍCIAS      FOTOS E EVENTOS      AGENDA      DICAS DE FILMES      POINT & TUR      CONTATO
Copyright © 2015 Todos os direitos reservados